sábado, 27 de outubro de 2012

A árvore é importante por quê?



DIA DA ÁRVORE

No dia 21/09 foi comemorado o Dia Mundial da Árvore no Brasil. A data foi escolhida por ser próxima ao início da primavera - a estação em que as árvores estão mais bonitas, cheia de flores.
Essa é uma ótima data para mostrar para todos que árvore é sinônimo de vida. Uma árvore, por si só, pode nos trazer muitos benefícios. Desde a sombra aconchegante, até a folha de papel. Além de embelezar nossas ruas, dela recebemos a proteção dos solos, rios, nascentes; a preservação da vida silvestre; a manutenção da qualidade de vida, e muito mais. Além disso, as árvores também nos fornecem madeira para as construções e móveis, celulose para o papel, carvão para as caldeiras e as churrasqueiras, substâncias medicinais, óleos, resinas, gomas, essências, frutos, flores e muitos outros.
                Foi pensando nisso que tive uma ótima ideia: aproveitei o tema do 4º bimestre para o 6º ano (Ecologia e Biosfera) e pedi ajuda aos alunos para montar um mural, mostrando a importância das árvores em nossas vidas.  Os trabalhos foram feitos pelos alunos das turmas 1603 e 1605 do turno da manhã.
O resultado foi muito legal!! Os alunos fizeram lindos desenhos, mostrando porque as árvores são tão importantes para nós.
Espero que esse trabalho tenha feito os alunos (e quem mais viu o mural) respeitarem mais a natureza e ajudarem na preservação não só das árvores, mas de tudo que nos faz bem.
























Algumas curiosidades sobre árvores
1 - Pela Lei nº 6.607, de 7 de dezembro de 1978, o Pau-Brasil foi declarado Árvore Nacional do Brasil;
Mas cerca de 95% dos brasileiros nunca viram um Pau-Brasil.


2 - A árvore mais velha do Brasil, com mais de 3.000 anos, é um Jequitibá-rosa, situado no Parque Estadual do Vassununga, em Santa Rita do Passa Quatro, no estado de São Paulo.


3 - Encontra-se no Rio Grande do Norte o maior cajueiro do mundo, que se estende por uma área de aproximadamente 8.500 m².


4 - Em Porto Velho - RO existe um Ipê- amarelo que foi cortado para servir de poste de iluminação urbana, mas com os anos, o ipê criou raízes e floresceu. Atualmente, a companhia de energia já retirou os fios e iluminação da árvore e passou para um poste de concreto ao lado da árvore.

Profª Renata Araújo - regente de Ciências


Abaixo, uma animação do livro A árvore generosa, de Shel Silverstein, um clássico da Literatura Infantil Norte-americana. Lindo demais!


Karla Antunes
Apoio à Direção/Língua Portuguesa


quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Mais uma despedida...

      Mas foi por uma boa causa!
    A profª Patrícia Loureiro foi  muitíssimo bem colocada no último concurso público para o magistério municipal para Professor I, de Matemática. Finalmente tomou posse e agora já está lecionando para turmas do 6º  ao 9º anos, na E M Leonel de Azevedo. Com isso, pediu para ser exonerada na sua matrícula de Professor II. Ficamos felizes por ela, mas ao mesmo tempo tristes em não tê-la mais diariamente aqui conosco!


      Abaixo, o belíssimo trabalho - um dos últimos -  da sua turminha, 1302, baseado na exibição de curtas no projeto Cinecurtas, que aconteceu aqui na nossa escola no mês passado.

O JOGO DAS PROFISSÕES













(Fazer essa postagem foi superlegal, pois também brinquei de fazer os pares no jogo das profissões!)

SUCESSO, PROFª PATRÍCIA, NESSA NOVA FASE DA SUA VIDA PROFISSIONAL!!!

Srs. pais: não fiquem apreensivos, pois a profª Marlen assumiu a turma 1302 
e irá continuar o trabalho com muito carinho!

Karla Antunes
Apoio à Direção/Língua Portuguesa