quinta-feira, 14 de junho de 2012

Pinturas Rupestres


Pinturas Rupestres – turmas 1601 e 1603

          Esta atividade foi desenvolvida durante o primeiro bimestre, quando as turmas do sexto ano estavam começando a ter contato com as práticas e os modos de vida dos homens pré-históricos.


          Pinturas rupestres são representações artísticas em forma de desenhos que os homens pré-históricos gravavam nas paredes das cavernas. Nestes desenhos, eram retratadas figuras que faziam parte do seu cotidiano, principalmente animais e caçadores portando suas armas.


          A vida do homem pré-histórico era muito difícil, baseada na busca pela sobrevivência. Ele precisava fugir de predadores ferozes, competir com adversários mais fortes e perigosos, se esconder, correr, se proteger do frio, do calor intenso. Em meio a tudo isto, a arte trazia uma boa sensação: era um momento curto em que tanto sofrimento dava lugar a um prazer singelo, mas verdadeiro. 


          Durante a atividade, os alunos foram convidados se colocar no lugar dos primeiros homens, e em seguida a retratar o seu cotidiano através de desenhos. O objetivo da atividade foi o de aproximá-los destes homens, fazendo-os refletir sobre o que os homens do passado e os do presente possuem em comum.









Profª Mayra Vaz
História

3 comentários:

  1. Mayra, muito interessante esse trabalho, e não é que eles fizeram direitinho. Parabéns professora,
    continue assim com muita garra e entusiasmo!!!!
    Beijos para meus alunos da turma 1601. Valeu...Bel

    ResponderExcluir
  2. Os alunos conseguiram retratar direitinho o estilo das pinturas rupestres! Alguns desses desenhos feito por eles, se estivessem numa cavernas, poderia até enganar alguém que não soubesse a origem dos desenhos! Bem interessante, Mayra! Parabéns!
    Christian

    ResponderExcluir
  3. Lindo...... Parabéns a colega pela excelente proposta.

    ResponderExcluir

Seu comentário é um incentivo importante! Obrigada!