Já é a 3ª vez que os alunos da Escola Rodrigo Otávio são convidados pelos professores a conhecer as proximidades da escola com objetivos bem definidos.
Tudo organizado pela nossa imbatível profª de Ed. Física, Izabel Rocha, que a todos contagiou com seu projeto que, no final, acabou sendo interdisciplinar.
As professoras de 1º segmento embarcaram na ideia, e as turmas da tarde fizeram um passeio até o Corredor Esportivo, no Moneró, bairro onde se localiza nossa U.E. (Hi, olha eu com o jargão de diretora!).
Turmas 1201, 1302, 1402, 1502 e 1902.
Preparando para sair da escola
Profª Patrícia e sua turma 1302 - Profª Priscila e sua turma 1201
Prof. Pedro e seus alunos - Profª Julie e sua turma 1502
Profª Vera e sua turma 1902 - Profª Márcia e sua turma 1402
Ué, não era 1º segmento?
Pois então: a profª Vera Reis - 2º segmento, de Ciências - adorou a ideia e deu apoio total, levando uma de suas turmas!
Uso do filtro solar e do boné
Saída da U.E. - Início da caminhada
Profª Márcia é de parar o trânsito - literalmente! - para nossos alunos atravessarem com segurança...
Aproveitando uma quinta-feira ensolarada, dia em que os professores fazem seus planejamentos enquanto os alunos são assistidos pelas disciplinas de Ed. Física, Inglês, Sala de Leitura e Ed. Artística, todos se juntaram e deu essa turma bonita:
Esquerda para a direita: profª Renata (que aderiu ao grupo), profª Vera Reis, profª Marlen Luz, profª Priscila Boeckel,
prof. Bruno, profª Márcia Paghetti, profª Patrícia Loureiro, prof. Pedro Luna, profª Izabel Rocha e profª Julie Ferreira.
Objetivos da atividade:
1º segmento:
>>> Observação e registro do que foi visto e conclusão de como deveremos agir para que o meio ambiente
não se degrade mais - atitudes positivas - oficina 1 - desenhos, pinturas, recortes e colagens
>>> Observação do manguezal e conclusão de qual é a importância dele para a vida marinha
>>> Observação da fauna e da flora
>>> Prática da atividade física - oficina 2 - nas quadras do entorno
>>> Grande piquenique ao ar livre
2º segmento
O aluno, no trabalho de campo, deverá:
>>> coletar material e informações para desenvolver o projeto de sustentabilidade
>>> desenvolver a capacidade de observação e o espírito crítico
>>> compreender as causas das diversas alterações ambientais
>>> atuar em seu entorno
>>> compreender o ser humano como agente transformador do ambiente
>>> desenvolver o papel de cidadania
>>> desenvolver mudanças de atitudes
>>> propor soluções para os problemas
Flora do manguezal
Fauna do manguezal
O que um dia foi uma praia:
Esgoto causando a péssima qualidade da água
Focos de procriação do mosquito da dengue
As turmas veem o abandono e a quantidade de lixo espalhada por toda a orla
Modificação da paisagem pelo homem
(ao longe vê-se a Comunidade Parque Royal que não existia)
Alunos observam pescador tirando sua sobrevivência
das águas poluídas da Baía de Guanabara
Debate
As turmas fizeram um debate sobre o que viram e concluíram que devemos ter mais cuidado com a natureza, pois queremos não só um futuro melhor, mas o nosso presente mais limpo!!!
Pausa para o piquenique!
Hidratação e reaproveitamento da garrafa pet/copo de requeijão
Lugar de lixo é no lixo!!!!
É hora de brincar!!!!!
E assim termino essa postagem... com muita alegria!!!!!!
Karla Antunes
Apoio à direção
Língua Portuguesa
Muito legal o passeio,deu vontade de tá lá tbm...E teve a mini caminhada ecológica, só com minha turma que mesmo n tendo sido tão grandiosa,foi mto proveitosa e divertida!...
ResponderExcluirVanessaaaaaa, aguarde que o passeio do EI está no "forno"...
ResponderExcluirFoi uma tarde realmente inesquecível!!!!É maravilhoso ver o entrosamento desse grupo de professores da nossa Escola!!!Nossos alunos curtiram bastante a caminhada.
ResponderExcluirAté a próxima!!!! Será que encontraremos nossa orla melhor ou em pior estado?
Beijos em todos, Bel
Realmente foi uma tarde maravilhosa ..... Os alunos amaram e aprenderam muito...... Parabéns para a nossa equipe !!!!!!
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