quinta-feira, 11 de julho de 2013

Coral da escola no RioEduca

                                  AS VOZES DO ENCANTAMENTO


          Nós, do grupo de professores da Escola Municipal Rodrigo Otávio, nos encontramos uma vez por semana para cantar e encantar, a todos que se dispõem a nos ouvir mas, principalmente, para “nos encantar”. E nos desencantar desta vida tão atribulada, e de alguns dissabores do nosso ofício por vezes bem difícil.
          Não é a primeira vez que o coral acontece. Há alguns anos, tínhamos um coral que era formado basicamente por professores do PEJA da nossa escola. No ano passado, nos juntamos para uma apresentação no Sarau do PEJA. E neste ano, essa vontade de (en)cantar voltou à tona com força total. Nos organizamos e começamos os ensaios às sextas-feiras. Neste embalo conseguimos um belo repertório de canções de Vinícius de Moraes, que apresentamos no nosso Café Literário, ocorrido recentemente.
          Sem deixar nosso querido poeta de lado, voltamos agora nossa atenção para canções de temática "junina". E por percebermos que na sexta estávamos todos já extenuados da semana, mudamos nossos ensaios para as quartas. Estamos juntos nessa empreitada, porém cada professor destaca um motivo particular para estar presente no coral.
           O professor de História Nilton da Silva Jardim Jr. confessa que "o coral é um complemento da minha vida. Sempre curti música e o coral é uma oportunidade me envolver com ela fora da sala de aula.".
          Para Débora Pereira da Silva, professora de Língua Portuguesa,  “o coral estreita as nossas relações interpessoais dentro da escola, além de provar que qualquer ação em prol da UE é válida. Cada um participando um pouco, isso aponta um grupo forte e homogêneo.”.
          Alguns professores resumiram em apenas uma palavra  o benefício que encontram participando do coral. Cristiane Brandão, professora de Ed. Física, escolheu “desestresse”.  A professora Márcia Paghetti, PII atualmente lecionando no PEJA da nossa escola, destacou “confraternização”.  Nossa Apoio à Direção, profª Vânia Vanja – que também atua lecionando para uma turminha de 1º ano na nossa escola – foi rápida em dizer: “prazer” e “felicidade”.
           A professora Maria Izabel da Rocha Patrício encara o coral como um forte aliado para a sua saúde vocal. Operada das cordas vocais, encontrou nessa prática a chance de se reeducar e de estimular seu aparelho fonador. A professora Izabel, que leciona Ed. Física, já participava de outros corais. Pela sua experiência, ela sempre nos estimula a participar do ensaio do coral mesmo quando nos sentimos cansados vocalmente - convém assinalar que nosso ensaio ocorre após o último tempo de aula do 2º turno, e alguns de nós vêm de 10 tempos lecionados naquele dia, como é o meu caso.
          A Márcia Guapyassu, professora de Ed. Musical na nossa U.E., além de coordenadora e regente do coral de alunos “Orquestra de Vozes Meninos do Rio”, é a nossa querida mestra! É ela quem nos encanta e nos faz encantar! Sua paixão por música é percebida em seu olhar, que brilha... de um jeito que só sabem os poetas e os apaixonados. Ela se doa por nós e por ela mesma, pois vejo nessa doação o agradecimento da vocação dada a ela por Deus!
          E eu... bem, meus colegas já disseram tudo! Pra mim, é um momento único, mágico, que escolhi ser só meu. É o meu momento, dedicado só a mim, ao meu descanso, ao meu desestresse, ao reencontro comigo mesma. E compartilhado com a minha família Rodrigo Otávio, onde passo o dia inteirinho! São as vozes do meu dia a dia, conhecidas e reconfortantes... Mas que deixam de ser só vozes para serem as vozes do encantamento...


          E agora nosso Coral foi agraciado com uma linda matéria no Portal RioEduca, através do olhar gentil de Laura Davilla, representante da 11ª CRE no RioEduca. Ela nos visitou no dia  19 de junho e publicou a matéria recentemente. 

Registro da visita de Laura ao nosso coral. A partir da esquerda: Nilton Silva, Márcia Paghetti, Vânia Vanja, Cristiane Brandão, Laura Davilla, Karla Antunes, Margareth Rocha, Débora Pereira, 
Márcia Guapyassu, Izabel Rocha, Denise Fontinhas.

Para ler a matéria, acesse o link abaixo: 
http://www.rioeduca.net/blogViews.php?bid=14&id=3579

SE VOCÊ É PROFESSOR OU FUNCIONÁRIO DA 11ª CRE, VENHA FAZER PARTE DO NOSSO CORAL!!!!  VENHA FAZER PARTE DESSE "EN-CANTO"!
                                                                                                    Profª Karla Antunes - Língua Portuguesa

Um comentário:

  1. Karla, que linda e autêntica postagem! Adorei!
    Espero que outros colegas fiquem interessados e venham (en)cantar conosco.
    Beijos em todos meus colegas coralistas, Bel

    ResponderExcluir

Seu comentário é um incentivo importante! Obrigada!