quinta-feira, 24 de julho de 2014

TURMA 1601 VISITA O MUSEU HISTÓRICO NACIONAL

          O Museu Histórico Nacional é espaço dedicado à memória coletiva, à memória nacional. Não se trata apenas de um museu de história, ele marca o pensamento nacional  no que se refere à conscientização da necessidade de preservar o patrimônio, reunir, organizar e valorizar objetos e documentos históricos.

           A turma 1601, 1º turno, acompanhados da professora Simone de Geografia e da Coordenadora Pedagógica, professora Rita, visitaram o museu no dia 23 de julho.


           Nossos alunos aprenderam que museus guardam informações em diferentes fontes de pesquisa, compreenderam que os objetos podem comunicar aspectos de uma época, lugar, os usos e costumes de uma comunidade, aprenderam a respeitar o direito das pessoas de manifestar suas próprias ideias e ampliaram o conhecimento sobre a cultura popular brasileira.



           O Museu Histórico Nacional abriga um acervo de mais de 287.000 itens, entre documentos, imagens, móveis, armas,esculturas e prataria - um patrimônio dedicado à preservação da memória brasileira - além da maior coleção da América latina , com 127 mil peças entre moedas, cédulas, selos, carimbos, sinetes e medalhas.

Escultura de D. Pedro I


"Móvel" da época do Império.
          Os alunos passearam pelo "Pátio dos Canhões".


Nosso aluno ficou "pequeno" ao lado do canhão que servia para defender a Cidade do Rio de Janeiro.
                  Os  alunos apreciaram os diferentes meios de transporte utilizados ao longo da história, inclusive no Brasil, a exemplo das mulas, redes carregadas por escravos e as maravilhosas "carruagens".



          Pausa para um lanchinho.



                Um passeio pelo pátio externo do museu.
   

           
          O conjunto arquitetônico onde o museu está instalado desenvolveu-se a partir do Forte de Santiago, na ponta do Calabouço, um dos pontos estratégicos para a defesa da Cidade do Rio de Janeiro.

           Foi uma manhã de muito aprendizado!

                                                                                                        Postagem BelBel

Um comentário:

  1. Esse museu é tudo de bom ! Espero que a turma 1601 tenha desfrutado bastante. Bjs, Margareth Rocha.

    ResponderExcluir

Seu comentário é um incentivo importante! Obrigada!