sábado, 19 de maio de 2012

Biblioteca do Professor


Uma das ações bacanas que a Prefeitura do Rio promove e que talvez seja desconhecida dos alunos e responsáveis é o projeto Biblioteca do Professor.

O projeto Biblioteca do Professor faz parte do programa "Rio, uma cidade de leitores" e visa o incentivo à leitura entre os professores da rede municipal.

Todo bimestre cada professor recebe dois livros que foram previamente escolhidos através de uma votação.



Portanto, a postagem de hoje é especialmente para os professores: já está disponível a escolha dos títulos que farão parte da "2ª rodada" da Biblioteca do Professor. 

A votação acontece entre os dias 16/05 e 25/05. O professor deverá escolher 1 título de Literatura Brasileira e 1 título de Literatura Estrangeira.

Para votar, o professor deverá acessar:
                                                                  http://webapp.sme.rio.rj.gov.br/inscricao/


Eis as sinopses:


Literatura Estrangeira

1   – TÍTULO:  O NOME DA ROSA
Autor: Umberto Eco
Editora: Bestbolso
ISBN: 9788577991266
Páginas: 574
Durante a última semana de novembro de 1327, em um mosteiro franciscano na Itália, paira a suspeita de que os monges estejam cometendo heresias. Frei Guilherme de Baskerville é, então, enviado para investigar o caso, mas tem sua missão interrompida por excêntricos assassinatos. A morte, em circunstâncias insólitas, de sete monges em sete dias, conduz uma narrativa violenta, que atrai o leitor por seu humor, crueldade e erotismo.

2 – TÍTULO: A COR PÚRPURA
Autor: Alice Walker
Editora: José Olympio
ISBN 8503010313
Páginas 336
Foi publicado nos Estados Unidos em 1983 e logo se tornou um grande sucesso de público e crítica ganhando, no mesmo ano, o Prêmio Pulitzer de ficção. Dois anos depois o cineasta Steven Spielberg dirigiu a adaptação do romance para o cinema que contou com roteiro da própria autora, Alice Walker, reconhecida pela participação em movimentos das causas negra e feminina. O filme de Spielberg revelou duas importantes atrizes negras americanas: Whoopi Goldberg (como a protagonista Celie) e Oprah Winfrey (como Sofia), abrindo caminho para uma sensibilização a respeito dos sofrimentos vividos por Celie e levando a obra de Walker a ser traduzida para mais de vinte línguas. “Querido Deus”: assim começa a maior parte das cartas escritas por Celie. Negra, semianalfabeta, vivendo no Sul dos Estados Unidos, subjugada a um homem que ela pensa ser seu pai, forçada a viver longe dos dois filhos e com um marido a quem não ama, Celie vive entre cuidar da família e planejar uma vida diferente da sua para a irmã, Nettie. As duas irmãs passariam trinta anos sem noticias uma da outra, Celie confiando seus pensamentos a Deus, seu único correspondente. Até que sua amizade com Shug Avery, cantora de sucesso e amante de seu marido, lhe dá outra perspectiva da vida. Em oposição à solidão, pobreza, brutalidade e violência, Celie descobre novas maneiras de sentir: beleza, conforto, desejo, saudade, esperança, amor e consciência de si. Lançado no Brasil pela primeira vez em 1986, o livro logo entrou para a lista dos mais vendidos e, depois de passar muitos anos fora de catálogo, é lançado pela Ed. José Olympio seguindo a nova ortografia e com capa criada especialmente para esta edição.

3 - TÍTULO: QUARTO
Autor: Emma Donoghue
Editora: Verus
ISBN: 9788576861317
349 páginas
Jack é um homenzinho de 5 anos de idade que mora com sua mãe no Quarto. O Quarto é onde ele nasceu,
cresceu e vive, tudo o que ele precisa está dentro dele, incluindo a sua Mãe. Mas para a Mãe de Jack, o Quarto é um quarto, lugar onde ela tem sido mantida presa pelo Velho Nick por 7 longos anos.
Leitura bastante agradável, leve e cativante. O livro todo é narrado por Jack, o que torna fascinante a leitura pelo fato de estarmos apenas disponíveis com o "conteúdo" da cabeça dele. Dessa maneira podemos entender toda a bagunça que ele é. Um tema dramático que envolve uma criança, que poderia, na maioria das vezes, levarmos a uma conclusão de que não passa de uma loucura, mas o olhar de uma criança é muito inocente para entender o problema real. Mas neste caso nós temos a Mãe de Jack, que quis construir isto para ele, ela sacrificou o lógico para criar um mundo de 11x11 pés perfeito para o seu filho, fazendo com que ele não sinta falta de nada.

4 - TÍTULO: O FILHO DE MIL HOMENS
Autor: Valter Hugo Mãe 
Editora: Cosac Naify
ISBN: 9788540501737
Páginas: 224
Sucesso na Festa Literária Internacional de Paraty, em 2011, quando lançou A máquina de fazer espanhóis,
o escritor Valter Hugo Mãe está de volta com seu romance mais recente, O filho de mil homens. Elaborado a partir dos questionamentos do escritor sobre a paternidade, o livro conta história de Crisóstomo, um pescador que ao chegar aos 40 anos sente-se triste e incompleto por não ter tido um filho. Um dia, ele conhece Camilo, um jovem órfão à procura de trabalho e o acolhe, tornando-se seu pai. A eles, se juntará Isaura, uma mulher desencantada com a vida, que encontra nesta nova família uma possibilidade de ser feliz. Valter Hugo usa as relações familiares, seus conflitos e afetos, para discorrer sobre temas como a solidão, a felicidade e o amor que “sendo uma pacificação com a nossa natureza, tem o poder de transformá-la.

5 – TÍTULO: A LISTA DE  SCHINDLER: A Verdadeira História
Autor : Mietek Pemper
Editora: Geração Editorial
ISBN 9788561501426
Páginas 280
A verdadeira e mais completa história sobre a lista de Schindler, que salvou milhares da morte certa, contada por um sobrevivente e importante personagem deste drama, Mietek Pemper, que mesmo sendo judeu atuou como secretário de Amon Goth, o nazista que comandava o campo de concentração. Devido a sua importante atuação em toda a operação de salvamento ele foi consultor do filme a Lista de Schindler, de Steven Spielberg. Pemper foi a única testemunha que poderia dar uma visão completa e precisa de operação de Schindler. Seu livro é cuidadoso e triste, contando o triunfo de ambos e da incapacidade de superar a dor.

Literatura Brasileira

1 – TÍTULO: NELSON RODRIGUES - POR ELE MESMO
Autor: Sonia Rodrigues
Editora: NOVA FRONTEIRA
ISBN: 8520929826
Páginas: 272
Às vésperas do centenário de Nelson Rodrigues, sua filha Sonia se dedicou a reler o material que acumulou a respeito dele e de sua obra para o portal http://www.nelsonrodrigues.com.br, criado por ela em 2000. O
levantamento inicial levou em conta tudo o que estava disponível em acervos públicos e particulares. Depois, foi a vez de separar frases, parágrafos, histórias que estavam "enterrados como um sapo de macumba" dentro de entrevistas feitas com o personagem Nelson Rodrigues.Nessa organização dos depoimentos e releituras de inéditos, Sonia constatou o quanto estão se perdendo, no país, as ideias de Nelson Rodrigues, o que ele dizia sobre si mesmo. O esforço empreendido por Sonia Rodrigues foi o de manter a integridade da fala do autor, a coesão da sua visão de mundo, tão coerente na sua lucidez, no seu humor peculiar. Como resultado, o senhor das palavras se impôs. Pela admiração que provoca, pela coerência das ideias, por suas profecias. Foi assim que surgiu Nelson Rodrigues por ele mesmo.

2 – TÍTULO: A CARNE E O SANGUE
Autor: Mary Del Priore
Editora: Rocco
ISBN: 9788532527523
Páginas: 272
Dividido entre uma princesa pura, leal e sofredora e uma mulher independente, forte e fogosa, Dom Pedro I viveu paralelamente às convulsões que tornariam o Brasil independente de Portugal, uma vida pessoal igualmente complicada. Em  A Carne e o Sangue, retrata o triangulo amoroso que escandalizou a então insipiente sociedade brasileira com sua prosa em ritmo de romance, incluindo trechos inéditos de cartas da imperatriz e do imperador.

3 - TÍTULO: NUNCA HOUVE UM HOMEM COMO HELENO
Autor: Marcos Eduardo Neves
Editora: Zahar
ISBN: 9788537808023
Páginas: 328
Foram 39 anos de vida, 304 jogos como profissional e 249 gols. Heleno de Freitas era um turbilhão dentro dos campos – o grande ídolo do Botafogo na era pré-Garrincha, tendo jogado também pelo Fluminense, Vasco da Gama, Boca Juniors e pela Seleção Brasileira. Fora do gramado era um sedutor irresistível. De um amigo tricolor do Clube dos Cafajestes ganhou o apelido Gilda, que remetia à personagem de Rita Hayworth no filme homônimo de Charles Vidor: linda, glamorosa e temperamental. Atributos que se encaixavam perfeitamente em Heleno. O jogador teve uma vida intensa. Ídolo nos gramados e frequentador da alta sociedade carioca, era boêmio, perfeccionista, impulsivo e viciado em lança-perfume e éter. No fim da vida, sofrendo de sífilis e consumido pela doença, foi internado em um hospital psiquiátrico em Barbacena, Minas Gerais. Morreu, em 1959, em um sanatório, considerado louco. “Nunca houve um homem como Heleno” é a fascinante história de um craqueproblema do futebol nacional.

4 – TÍTULO: TROPICAL SOL DA LIBERDADE
Autor: Ana Maria Machado
Editora: Alfaguara
ISBN: 8520921310
ISBN-13: 9788520921319
Páginas: 432
Tropical sol da liberdade é um relato do período pós-64 no Brasil, contado a partir da visão de duas mulheres, mãe e filha, que tecem um tempo histórico e pessoal, político e afetivo. Ana Maria faz a trajetória íntima de sua personagem se confundir com o próprio tempo, ressaltando o papel da memória e da emoção.

5 - TÍTULO: MELHORES POEMAS DE CECILIA MEIRELES
Autor: Cecília Meireles
Organizador: MARIA FERNANDA
Editora: GLOBAL EDITORA
ISBN: 8526002945
ISBN-13: 9788526002944Páginas: 198
O livro traz os melhores poemas de Cecília Meireles, apresentados pelas mãos de sua filha Maria Fernanda.

Karla Antunes
Língua Portuguesa / Apoio à Direção
EM Rodrigo Otávio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é um incentivo importante! Obrigada!