sexta-feira, 27 de julho de 2012

25 de agosto: Baile do Gonzagão

          Este ano comemora-se o Centenário de Luiz Gonzaga, o rei do baião. E será em homenagem a ele que faremos, em agosto, uma alegre festa folclórica.


          A festa acontecerá no dia 25 de agosto, em horário único para os três turnos: de 10h até 15h. Em outras palavras: TODOS estão convidados, alunos da manhã, da tarde e também do PEJA.

       Estamos preparando apresentações especialíssimas! Entre nessa você também!!! Venha cultuar o folclore brasileiro e, em especial, o folclore nordestino!


Um pouquinho sobre Luiz Gonzaga - o Gonzagão:

Luiz Gonzaga do Nascimento nasceu em 1912, no município de Exu, em Pernambuco. E, se estivesse vivo em 2012, o "rei do baião", autor de clássicos da música brasileira como Asa Branca, Assum preto, Juazeiro e Xote das meninas, completaria 100 anos no dia 13 de dezembro.
Além de divulgar suas músicas com temas sobre o sertão, o homem sertanejo e as festas juninas, o "velho lua", como era carinhosamente chamado pelos amigos e admiradores, apresentou a cultura brasileira para os quatro cantos do Brasil e do mundo. Gêneros musicais tipicamente nordestinos, como xote, baião, forró e xaxado, tornaram-se conhecidos e influenciaram outros ritmos, criando novas gerações de cantores e compositores.




          A Feira de São Cristóvão, aqui no Rio, é o lugar onde se encontra a cultura nordestina nas suas mais variadas manifestações: música, repentes, cordel, artesanato, culinária, vestimentas, enfim, TUDO o que você puder imaginar sobre o Nordeste!

Estátua do Gonzagão no Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas - a Feira de São Cristóvão 
ou ainda muito popularmente conhecida como a Feira dos paraíbas.
Para quem não sabe, é o segundo ponto turístico mais visitado na nossa Cidade Maravilhosa!

Abaixo, assista a um clip com a voz de Luiz Gonzaga cantando Asa Branca:


Karla Antunes
Apoio à Direção
Língua Portuguesa

3 comentários:

Seu comentário é um incentivo importante! Obrigada!