sábado, 8 de setembro de 2012

Baile do Gonzagão

          Por diversos motivos, este ano nossa escola não promoveu a tão tradicional e aguardada festa junina, o Rodrigão Sertanejo; no lugar, fizemos a culminância do  projeto "2012: Centenário de Luiz Gonzaga", explorando também outros temas: o Folclore, comemorado nacionalmente no dia 23 de agosto, e  a Sustentabilidade, nosso projeto norteador de todos os outros.





          Sendo assim, durante o mês de agosto, os professores trabalharam com suas turmas esses temas, em alguns momentos promovendo a interdisciplinaridade. 

          Todos, desde a  Ed. Infantil, desde os pequenos do 1º ao 5º anos, até os maiores do 6º ao 9º anos e os jovens e adultos do PEJA, entraram conosco nessa jornada pelo sertão nordestino de Luiz Gonzaga:



>>> Conhecemos os ritmos do Rei do Baião, através de sua sanfona apreciamos o xote, o xaxado, o forró...   Aprendemos um pouco mais sobre esse maravilhoso instrumento musical - a sanfona - e outros, como a zabumba e o triângulo.

>>> Descobrimos que esse ilustre personagem da nossa música popular teve raízes aqui na Ilha do Governador e que partiu daqui para ganhar o mundo.

Ilustração da música "Cocotá", de Luiz Gonzaga


>>> Ouvimos e estudamos as letras de suas músicas, encontrando nelas pistas para geograficamente traduzir o povo nordestino e seu espaço.
Profª Sandra - Geografia




>>> Exploramos também as variantes linguísticas através dessas letras, cordéis foram produzidos , ilustramos seus versos tão conhecidos!
Profª Flávia Chapetta - turma 1901

Profª Aline Amorim - Literatura de Cordel

"Asa Branca" em cartazes

Ilustração da música "ABC do Sertão", de Luis Gonzaga

Ilustração de "A Volta da Asa Branca", de Luiz Gonzaga - Acelera 3

Ilustração de "Xote das Meninas", turma 153 - PEJA

>>> E até estudamos gramática através de deliciosos versos em cordel!!!

Profª Danuse, o uso do papelão em  "Gramática Cantada" - turmas de 6º ano

>>> Não nos esquecemos da sustentabilidade na festa! Toda a decoração foi feita através da confecção de correntes e bandeirinhas reutilizando revistas velhas. Um agradecimento especial aos alunos, que em todos os momentos possíveis durante as semanas que antecederam a festa cortaram e colaram páginas de revistas. Nossa festa ficou assim:


>>> Criamos deliciosas e divertidas coreografias dramatizando os versos de suas músicas, como Asa Branca, Xote das Meninas, Uma pra mim, outra pra tu, entre outras.
"Xote das Meninas" - professoras Rita Garcia, Fátima e Regina- turmas 1401 e 1501

Turmas 1201 e 1302 - professoras Priscila e Patrícia

"Frevo Mulher" - um pouquinho da cultura de Pernambuco para enriquecer nossa festa!
 Profª Izabel e alunos do 6º ano

Alunos da turma 1301 - profª Angélica e profª Izabel, "Uma pra mim, outra pra tu"

Turmas EI10 e EI20, e 1101, das professoras Marlen, Vanessa e Valéria. 
Essa é a verdadeira "praia" da nossa diretora Cristiane Brandão: dançar e coreografar, estar mais perto dos alunos na prática saudável da Educação Física. Matou a saudade um pouquinho...


>>>> Resgatamos diversas brincadeiras tradicionais e nossos alunos se divertiram muito!
Corrida do ovo na colher

Dança das cadeiras

Dança das laranjas

Morto, vivo!

Não poderia faltar o pula-pula!


>>>> Um maravilhoso jogral foi apresentado pelos alunos Fernando, Caio e Mateus, da turma 1606, ensaiados pela profª Aline Amorim e profª Sandra.

>>>> Premiação das galeras, da rainha do cangaço e do rei do baião, sorteio das rifas de cesta de delícias e kits de centopeias, cortinas e outros itens para a casa agitaram o sertão, ops, quer dizer, o salão!
Sorteada do 1º kit almofada, centopeia e cortina, mãe do aluno Wesley da turma 1201

1º lugar da Galera, alunos da turma 1801

>>>>> Caprichamos nas delícias servidas na festa: milho, canjica, arroz doce, cachorro-quente, churrasco e salsichão, refrigerante, sopa de ervilha, hummm... Sem falar nos maravilhosos quitutes doados pelos responsáveis e que fizeram muito sucesso: bolos variados, doces, pudins, pasteis, pizzas, tortas salgadas...  E a maravilhosa doação de picolés por Vânia Almeida e seu esposo!!!! A todos, obrigada por essa parceria de sempre!

Professoras Sueli e Rose saboreando a canjica!


Profª Márcia Guapyassu só na sopinha de ervilha!

Professores Bruno e Wander no churrasco!

Profª Aline servindo salsichão!

O aluno Gustavo Sher (grêmio) e os professores Nilton e Sandra no refri

A caráter, a profª Frances, acompanhada pela profª Cláudia nos quitutes

Profª Valéria servindo cachorro-quente

Por uma infeliz coincidência, as duas máquinas encarregadas de registrar a festa oficialmente tiveram suas baterias terminadas e/ou suas memórias cheias antes do final do Baile, de modo que não conseguimos fotografar as últimas danças, a coroação do rei do baião e da rainha do cangaço e a belíssima apresentação de flautas! Quem tiver esses registros e quiser contribuir para completar essa postagem, envie-as para klara.rakal2011@gmail.com

A todos os professores, funcionários e pais que se empenharam para a realização da festa, o agradecimento público e o reconhecimento de que juntos tudo podemos; separados, nada fazemos!

Vanessa Simão, Marlen Luz, Priscila Boeckel, Valéria Martins, Rita Garcia, Fátima Costa, Regina Costa, Patrícia Loureiro, Angélica, Márcia Paghetti, Julie Ferreira, Izabel Rocha, Bruno, Aline Amorim, Danuse Pereira, Flávia Chapetta, Mônica Cyríaco, Renata Araújo, Christian, Nilton, Mayra Vaz, Sandra, Marco Alves, Rafael Chaves, Cláudia, Simone Rosa, Frances, Cláudia, Denise Fontinhas, Márcia Guapyassu, Sueli, Fátima Ferreira, Wander, Rose, Isolda, Cristina Cerbino, Jeniffer, Gláucia, Vânia, Val, Márcia Cristina, Eli, Nathália, Renata Verônica, Rita de Cássia, Silvio Winoviski, Iara Lopes, Karla Antunes, Cristiane Brandão.
Espero não ter esquecido de ninguém!!!!

TODAS AS FOTOS DO BAILE DO GONZAGÃO VOCÊ PODERÀ ACESSAR NO LINK: 

Karla Antunes
Apoio à Direção
Língua Portuguesa

4 comentários:

  1. além de enriquecer nossos projetos pedagógicos,a festa foi ótima,me diverti muito!

    ResponderExcluir
  2. Linda postagem!!!! Juntos podemos sempre mais !!! bjssss

    ResponderExcluir
  3. Karlinha, mais uma vez você arrasou na postagem! Ficou tão linda quanto foi nossa festa! Adorei ter contribuído para que o evento fosse bom.
    Parabéns aos alunos,aos meus colegas que colaboraram antes e durante a festa, mesmo aqueles que por algum motivo não estavam presentes nas apresentações.
    Beijos, Bel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gostei muito da festa, foi tranquila, tudo deu certo, os alunos se divertiram, principalmente os menores, até o Caio dançou um pouquinho! A postagem demorou, mas fiz com o carinho de sempre! Parabéns a todos!

      Excluir

Seu comentário é um incentivo importante! Obrigada!