domingo, 30 de dezembro de 2012

Gustavo Sher


          Foi meu aluno nos anos 2010 e 2011, respectivamente 7º e 8º anos.
         Tive o orgulho de ter estimulado nele o gosto de escrever, sobretudo POESIA. Foi fácil: seu talento começava a despontar... E aí vieram as várias Canções do Exílio... E outros poemas...


            
Exílio ontem

Pensar que se sair
de sua residência
estará correndo perigo.

Pensar que não poderá
mais andar depois
das nove da noite na rua.

Pensar que, do lado de lá,
estará a polícia
trocando tiros com bandidos.

E pensar que falar palavras
de baixo calão era pecado...

Pensar que quando sair
de sua casa, não saberá
se voltará.

Pensar... Pensar é
refletir, agir, sentir
um momento
que não volta mais...

Gustavo Paiva
Fevereiro/2011

EXÍLIO INFÂNCIA

Brincar de pião na minha varanda
sentindo o vento passar,
olhando o sabiá
com um sentimento
que nem conseguia falar...

Brincava de polícia e ladrão
sonhando em um dia ser policial
prender os bandidos e ser
chamado de “o maioral”!

Falava sobre menininhas...
Com aquele olhar meio
envergonhado...
Com aquele sorriso sem graça...
Querendo dizer que eram
realmente bonitinhas...

Gustavo Paiva
2011


          Saindo da sala de aula para integrar a direção da escola, em 2012 entreguei para minha amiga Flavia Chapetta a tarefa de ensinar Língua Portuguesa para aqueles alunos queridos... Turminha polêmica, carinhosa, bagunceira, questionadora...
          Apesar de eu estar na escola durante a manhã toda apenas duas vezes na semana, Gustavo dava um jeito de se fazer presente, e sempre vinha me dar seu beijo carinhoso. Porém, nem sempre esse mar foi de rosas, né, Gustavo? Já tivemos atritos. Mas isso foi antes. Gustavo se mostrou inteligente, sensível, colaborador sempre, responsável, carinhoso. Perfeito para levar o Grêmio da escola sozinho, na prática. Os outros membros não eram tão atuantes.

          Gustavo escreveu esse texto já há um tempo... final de outubro? Sim. Desde então, me pede que publique. Antecipou-se e o fez no grupo da Escola Municipal Rodrigo Otávio, no Facebook. Para acessar o grupo, clique em:   https://www.facebook.com/groups/471856529492896/  Post muito visualizado e comentado.

Eis o texto original, na íntegra:

Agradecimentos Especiais..

Os anos se passam, os momentos se vão, e a realidade acaba tomando conta do presente...
Não adianta falar que não vai chorar, ou ao menos se calar quando se lembrar, que nove anos se passaram e você ali, sempre no mesmo lugar, conhecendo todos e tudo ..

Vou abrir o jogo, estou muito triste que terei que deixar o lugar em que vivi 9 anos , o lugar em que chorei, em que brinquei, em que sofri, em que me diverti.. terei de deixar a minha 2° casa!

Só tenho A Agradecer A Todos, Dos Porteiros Ás Diretoras Em Que Passaram Por Lá, De Todos Os Amigos E Os Inimigos Feitos , Obrigado, Por Me Fazerem Um Ser Humano, Que Erra, Que Chora , Que Briga , Que Xinga, Que Ri, Que Brinca, Que Fica Feliz, Que Fica Triste, Só Tenho A Agradecer..

Mas Não Vou Esquecer De Umas Das Pessoas Mais Importantes Da Minha Vida, Os Meus Professores!!
Obrigado, A TODOS!
 Aos Tímidos, Saibam Que Entendo Como é Difícil Encarar 45 Alunos Todos Os Dias Te Olhando De Cara Feia..
Aos Brincalhões, Obrigado, Faziam Da Minha Tristeza, Uma Alegria!
Aos Chatos, Obrigado, Aprendi Em Que Não Existe Professor Chato, Existe Aqueles Que Fazem De Tudo Pra Você Aprender .. Obrigado..

Obrigado, Estou Aqui Representando mais de cento e sessenta alunos que queriam ter essa oportunidade, de dizer , MUITO OBRIGADO a todos vocês!
Saibam que em qualquer lugar que eu tiver, nunca irei esquecer nenhum de vocês, irei honrar a minha origem sempre, Escola Rodrigo Otávio, O Meu muito Obrigado, Vlw ! 

Gustavo Paiva Figueiredo Scher


Lendo o texto, percebe-se facilmente a justificativa dessa postagem. E é por isso que sentirei saudade desse menino que tem tudo para ter um futuro brilhante! Termina seu Ensino Fundamental na certeza de que terá pela frente várias possibilidades. Sucesso, Gustavo, na sua vida acadêmica! Felicidades na sua vida pessoal!


Com carinho, 
Profª Karla Antunes - Língua Portuguesa

2 comentários:

  1. Merecido destaque , Karlinha! Gustavo foi meu aluno anos , acompanhei o seu percurso na escola.Foram muitas broncas, advertências...Espero que ele saiba que tudo o que fiz ,foi pra o seu bem.Hoje sei que tudo valeu a pena. Ele superou as expectativas, se tornou responsável e atencioso.Tenho um carinho especial por ele.Parabéns ao Gustavo e sua família sempre presente. Parabéns mais uma vez a instituição que acreditou e o ajudou na sua transformação. Precisamos de mais exemplos como esse . Sucesso ao Gustavo.Beijos e Feliz 2013 !!! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Antes tarde do que nunca, né Gustavo? Parabéns, essa homenagem é bem merecida e não é para qualquer um!
    Faço minhas também as palavras de carinho da Karla e da Vera.
    Gustavo, um 2013 repleto de muito SUCESSO!Beijocas, Bel

    ResponderExcluir

Seu comentário é um incentivo importante! Obrigada!