sexta-feira, 29 de março de 2013

Palestra com os compositores do G.R.E.S. União da Ilha do Governador

          Na sexta-feira, dia 22 de março, mais uma ação dentro do Projeto 2013: Vinicius de Moraes foi concretizada. 

          Recebemos compositores do G.R.E.S. União da Ilha do Governador, já que o enredo da agremiação neste ano foi Vinícius no Plural, Paixão, Poesia e Carnaval. 



         Alunos dos 8º e 9º anos, nos dois turnos, tiveram a oportunidade de assistir à palestra, que foi muito emocionante e proveitosa. Nossos alunos se mostraram interessados e "afiados" nas questões levantadas. 

         Parabéns a toda a equipe e mais ainda aos alunos! E nosso agradecimento aos compositores, especialmente ao prof. Hugo, regente de Matemática da nossa escola, que tornou possível o evento.

Quem disse que samba não se aprende na escola?

          A Sala de Leitura Alba da Silva teve o prazer de receber em nossa escola os compositores Eduardo Conti e Professor Hugo, criadores do samba-enredo da União da Ilha de 2013, cujo tema foi Vinícius de Moraes. Orientados pela professora Mônica Cyríaco, Danuse Pereira e Flavia Chapetta, os alunos do 9º ano prepararam uma entrevista com os compositores, em que tiveram  a oportunidade de  aprender muita coisa não só sobre a vida de Vinícius de Moraes, como também sobre o Carnaval. Nas respostas às perguntas, os compositores nos explicaram  como se escreve um samba-enredo, quais as dificuldades de ser um compositor de samba-enredo, o que é um enredo, o que é uma sinopse, qual a antecedência que um enredo deve ter, qual o processo da escolha de um samba e a emoção em ver seu samba cantado por tanta gente na Avenida.
     No final da entrevista cantamos o samba felizes, pois entendemos que aquele encontro foi um momento mágico, em que unimos duas escolas, duas culturas no mesmo objetivo:  a maravilhosa poesia de Vinícius de Moraes.
Profª Mônica Cyríaco

Os compositores trouxeram um vídeo em que as imagens da vida/obra de
Vinicius de Moraes foram associadas a passagens da letra do samba.


Os compositores Eduardo Conti e prof. Hugo Fintelmann

A palestra de Eduardo Conti 

A aluna Gracianne fez uma das perguntas

A aluna Marília também participou com um questionamento


Da esquerda para a direita: Prof. Hugo Fintelmann, Vânia Vanja (Apoio à Direção), 
Mônica Cyríaco (Sala de Leitura) e Eduardo Conti

Karla Antunes - Língua Portuguesa
Colaboração: Mônica Cyríaco - profª Sala de Leitura 

2 comentários:

  1. Todos as atividades que dão certo numa escola nunca é tarefa de uma só pessoa ou de "a" ou "b" que realizaram isto ou aquilo. É o trabalho de uma equipe e/ou de uma comunidade inteira. Sem essa troca não teríamos bons resultados. Parabéns, mais uma vez, ao grupo Rodrigo Otávio. Iara Lopes

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante essa ativividade, ainda mais que o Professor Hugo é "prata da casa". Parabéns! Adoro trabalhar nesta escola. Bel

    ResponderExcluir

Seu comentário é um incentivo importante! Obrigada!