segunda-feira, 8 de abril de 2013

Sueli Leal

          Outra despedida... Tantas esse ano... Mas devemos ficar felizes, pois se trata de uma nova fase na vida do professor: a aposentadoria, depois de incontáveis anos de trabalho árduo e nem sempre reconhecido no Magistério Municipal. Já estamos sentindo saudade, Sueli!!!

          Pedi a ela que falasse um pouco de si. Que tarefa difícil essa, eu sei! Mas queria dar voz aqui no blog a quem sempre usou outras linguagens para se expressar: as Artes!

          Palavras na medida certa, um relato maravilhoso e super bem escrito que me deixou emocionada! Fiquei imaginando Sueli desenhando no pier da praça XV... puxa! Fico muito feliz por você, Sueli!!!

2011 - Rodrigão Sertanejo 


2012 - Baile do Gonzagão

Aula Inaugural 2013

Curtindo o neto...


"Meu nome é Sueli de Moraes Leal, regente de turma, passando conhecimentos de Desenho Geométrico e Artes. Recebi uma tarefa difícil que é falar de mim mesma...

Acredito ter sido escolhida por Deus para exercer a função de professora e educadora. 

Desde criança, “brincava de escola” e os alunos eram as figurinhas com fotos de álbum dos artistas. Fazia diário de classe em ordem alfabética para a chamada dos participantes da turma, os alunos formavam dois a dois, havia o mapa de arrumação das carteiras; o quadro era uma lata de biscoitos do bar do papai, enferrujada para escrever com giz branco e apagar com o uso de pano úmido. Que criatividade!

Concluí o Curso de Formação de Professores em 1966, na Escola Normal Heitor Lira. Em 1965 tive a primeira turma de “alunos reais”, sob a avaliação de orientadora e supervisora pedagógicas de uma escola no bairro de Cavalcante.

Durante a minha trajetória no magistério, e lá se vão mais de quarenta e sete anos, colecionei colegas de trabalho, amigos inesquecíveis, funcionários atenciosos nas escolas por onde lecionei e sempre fui carinhosamente tratada por todos, alunos que até hoje me encontram e trocamos recordações, pais de alunos agradecidos pelos conselhos nos momentos necessários.

Na Escola de Belas Artes, na UFRJ da Cidade Universitária, tive o prazer de passar por aulas deliciosas, desenhando ao ar livre nos jardins públicos do Rio, no píer da Praça XV, escolhendo os mestres artistas mais exigentes, pois desejava uma boa formação para a carreira de Artes.

Percorri escolas tradicionais na Ilha do Governador a partir de 1972, quando fiquei lotada na Escola Anita Garibaldi sob a direção de D. Nancy e fui escolhida para reger uma turminha especial, que me enriqueceu com um trabalho difícil e compensador.

Em 1973, de olho nas obras da Escola Lavínia Dória novinha, fui removida para lá, realizando um grande sonho profissional. Trabalhei durante vinte e sete anos, fazendo parte de corpo docente invejável! Lá, encontrei D. Ruth Vanni, uma mulher digna de todos os louros como educadora e diretora, exemplo de dedicação, companheirismo, presente e atuante durante todo o expediente, transmitindo amizade e segurança a todos os funcionários, professores e alunos, sendo um exemplo de cidadania invejável!

Tive a oportunidade de concluir treze cursos de aperfeiçoamento no Centro Calouste Gulbenkian, enriquecendo minha formação como regente em Artesanato na Escola Lavínia Dória, numa sala-ambiente maravilhosa e bem equipada, com todo o ferramental necessário para boas aulas.

No ano de 1983, convidada para fazer parte do quadro docente em colégios particulares da Ilha: Associação Moderna de Ensino (AME) e Colégio Cenecista Capitão Lemos Cunha, aonde permaneci  durante vinte anos, formando futuros colegas no Curso de Formação de Professores, no Ensino Fundamental e atuando na oficina de Artes Industriais. 

Acompanhei a formação de alunas, atualmente várias se tornaram colegas de profissão na Escola Rodrigo Otávio – fato especial na minha vida. Cheguei em 1999, onde a fama dentro da Ilha era de uma escola composta de profissionais e alunos de primeira qualidade, uma tarefa desafiadora e estimulante, durante catorze anos.

Concluo minha etapa no magistério, realizada, obtendo o carinho de todos, sendo orgulhosamente citada por ex-alunos, me sinto uma professora homenageada! Procurei passar amor, palavras confortantes e experiências vividas como mãe e avó, dando segurança aos colegas e aos alunos no momento necessário.

Como era bom, logo cedo, ser abraçada por todos que chegavam à sala dos professores pera mais um dia de trabalho! Em épocas de eleições de diretores, desde a saída da Ana Galves, passamos por momentos de discussão e novas escolhas, tendo sempre renovações com novos horizontes.

A aposentadoria está chegando e me sinto ainda na rotina da Escola Rodrigo Otávio. 

Agradeço a todos pela compreensão comigo, regentes e alunos do 1º ao 9º anos, merendeiras, garis, porteiros, pais, pessoal da secretaria. Estou sempre visitando o blog para me atualizar com os acontecimentos.

Sendo do signo de Libra, procurei equilibrar os pratos da balança, pois, afinal, contribuí junto com os alunos nos projetos da Escola, colaborando para o engrandecimento da nossa Escola Rodrigo Otávio! Percorremos juntos nessa caminhada, arquivando na memória, dias alegres e vitórias na educação de crianças e jovens sadios e promissores.
Desejo que a família da Escola Rodrigo Otávio continue com muita garra com a nova Direção 2013: Margareteh Rocha e Mirta Alves, profissionais dedicadas e com o propósito de acrescentar e dar continuidade ao sucesso da Escola. Esse é o caminho dos educadores!
Com muito carinho,
Karla Antunes.
(Profª de Língua Portuguesa)

5 comentários:

  1. Muito lindo. Sueli, parabéns e aproveite bastante o seu tempo. Se tiver saudades é só aparecer. Beijos, Iara Lopes.

    ResponderExcluir
  2. Ah, eu sou uma dessas do seu texto...fui sua aluna e tenho até hoje guardado comigo alguns ensinamentos...lembra da caixinha de papel rsrsrsrs. pois é minha professora que virou minha amiga de trabalho, desejo a você muita paz nessa sua nova fase e dizer tb que você foi especial na minha vida e com certeza na vida de muitos!! beijos e Fique com Deus.
    Aline Amorim

    ResponderExcluir
  3. Sueli, infelizmente, assim como você, Paulo, Norma, Ana Helena, Cida, Leila, João e até eu mesmo quando deixei a direção, não tivemos um reconhecimento pelo trabalho e pelos anos de dedicação à nossa "querida Rodrigo Otávio"! Talvez pela correria do dia a dia ou quem sabe porque na vida tudo é tão passageiro... Parabéns por sua competência, responsabilidade, educação e carinho com os alunos e com seus colegas de trabalho! Um enorme beijo de muita serenidade para esta nova fase de sua vida, Bel.

    ResponderExcluir
  4. Sueli já botando um neto no bom caminho colocando uma Les Paul no colo dele!

    ResponderExcluir
  5. PARABÉNS!!!!! ISSO É MERECIMENTO! CONQUISTADO COM MUIIITAAA COMPETÊNCIA! É DEVER CUMPRIDO COM SERIEDADE E MUIIITAS HISTÓRIAS DE SUCESSO! COM CERTEZA DEIXOU MUITA COISA POSITIVA EM TODOS, E, COM QUEM COMPARTILHOU TUDO O QUE TEM BOM! FELICIDADES SEMPREEEEE!!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é um incentivo importante! Obrigada!