terça-feira, 1 de outubro de 2013

ESPETÁCULO " SÃO CEM VINÍCIUS "

Ilustração de Ju Angelino, ampliado pelo professor de música Fred.
          A Secretaria de Educação comemora o centenário de Vinicius de Moraes com o espetáculo "São Cem Vinícius". Vinte escolas da Prefeitura foram contempladas para receber o projeto que tem o objetivo de homenagear o centenário do Poetinha.

          Com o objetivo de despertar e incentivar o hábito da leitura em alunos e também a formação de público e plateia, promover o enriquecimento cultural e intelectual da comunidade escolar e desenvolver o hábito e o prazer de apreciar uma apresentação teatral, o espetáculo São Cem Vinícius foi apresentado em nossa escola no dia 27 de Setembro.

           O espetáculo foi assistido pelos alunos do 6º ao 9º ano, turmas do 1º turno e também  pelos alunos das turma 8902, 1601, 1702 e 1901 da Escola Municipal Belmiro Medeiros, acompanhados do professor Fernando da turma de Projeto, professor Luiz Claudio de Música, professora Cristiane de Matemática e a professora Carolina, Coordenadora Pedagógica. Também assistiram ao espetáculo, representando a 11ª CRE, a Sra. Tatiana e a Sra. Maria de Lourdes. Da nossa escola estavam presentes, a Sra. Denise Fontinhas, Professora Orientadora do Peja, nossa Coordenadora Pedagógica Sra. Rita, nossa equipe de direção e professores do 1º turno.


           O espetáculo musical tem como diretor Sergio Fonta, roteirista e atriz a Sra. Maria Pompeu (artista da Rede Globo), atores Amauri de Lima e Thiago Picchi, direção musical Luizinho Crocer e tecladista Lulu Antunes.

           O diretor Sergio Fonta falou com muito entusiasmo "que trabalhar com a obra de Vinícius é um mergulho poético na sensibilidade, na qualidade e no humor".

            Maria Pompeu diz "que uma das razões desse espetáculo é o incentivo à leitura e que esse projeto foi concebido para um público de todas as idades pois mostra como o poema pode ser agradável mesclando humor e poesia. É uma obra tão maravilhosa que os alunos precisam ter acesso".

            Ela ficou muito feliz em saber que nossa escola, com o apoio dos professores de Língua Portuguesa e da professora Mônica da Sala de Leitura, realizou um Concurso de Poesias baseado na obra de Vinicius de Moraes. Nossa escola estava cercada de belíssimos trabalhos confeccionados por nossos alunos.

Concurso de Poesias, realizada em maio na nossa escola.
Poemas de Vinicius que serão para sempre eternos na memória dos apaixonados!
Parcerias que deixaram saudades...
Literatura Infantil nos versos de Vinicius.
Arca de Noé, um clássico que Vinicius não viveu para ver!
             Nomes de alguns poemas e músicas apresentadas no espetáculo: Soneto da Fidelidade, Soneto do Amor Total, Operário em Construção, A Benção Bahia, Meu Pai Oxalá entre outros.

            Os artistas cantaram, recitaram poesias e encantaram toda  a plateia, num espetáculo cheio de movimento, humor e paixão!

No violão Luizinho Crocer, no teclado Lulu Antunes e na flauta Thiago Picchi.
Amauri de Lima
          Em cena os atores Maria Pompeu, Amauri de Lima e Thiago Picchi deram um show!
















          Os artistas foram recepcionados com um belo "coffee  break" (lanche).
          A mesa estava enfeitada com pequenas lembrancinhas feitas em origami, pelas professoras Mª Angélica, Regina Célia e Rita.
Margareth, Vânia Vanja, Denise e Rita deram nota 10 ao trabalho das meninas.
Pequenas lembranças feitas em origami, os animais da Arca de Noé.
Mª Angélica, Regina e Rita.
Maria  Pompeu
Maria Pompeu, atriz global, se rendeu ao capricho e ao carinho com que foi recebida em nossa escola!
Rita, Luizinho Crocer, Mirta, Margareth, Thiago Picchi, Lulu Antunes, Maria Pompeu e Amauri de lima.
              Nossa diretora,  a Sra. Margareth, estava muito emocionada e homenageou Maria Pompeu no palco,  "uma verdadeira diva do teatro brasileiro"!

Maria Pompeu recebeu flores e uma coletânea das poesias do nosso "Café Literário".
Professores, Coordenadores e representates da 11ª CRE, muito emocionados com um espetáculo maravilhoso!
Mirta e Lulu Antunes, a tecladista do espetáculo.

Nossos alunos estavam muito felizes de poder abraçar Maria Pompeu, uma atriz global, que chique!
                                                       Curiosidades de bastidores:
     
           A preparação e montagem do palco faz parte da encenação, para que todos possam ver como se faz um cenário para um espetáculo acontecer.




            O ator Thiago Picchi é filho da atriz global Elizabete Savala, a "Tetê para lama, para choque" da novela "Amor à Vida".
            Nossa diretora fez questão de tirar uma foto ao lado dele, usando uma flor no cabelo, tão chique!

Nossa diretora adjunta, Mirta, também tirou uma "casquinha" do filho da Tetê para lama, para choque!
              Depois do espetáculo Margareth, Mirta e Vânia Vanja, pegaram uma carona na Arca de Noé e foram embora. Foram muitas emoções em nossa escola!

Foram muitas emoções!

                                                 Curiosidades sobre Vinicius de Moraes:

             Marcos Vinicius da Cruz de Mello Moraes nasceu em 19 de Outubro de 1913, na Rua Lopes Quintas, nº 114, no bairro da Gávea, no Rio de Janeiro.
             Aos nove anos alterou seu nome para Vinicius de Moraes.
             Em 1922, a família  de Vinicius de Moraes transferiu-se para a Ilha do Governador, na Praia do Cocotá, nº 109-A.


             Agradecimentos especiais as professoras Aline (LP), Izabel (EF), Rita (CP), Regina (T. 1501) e Maria Angélica (T. 1301) pelo carinho e entusiasmo em deixar nossa escola mais bonita e receptiva.

             Obrigada à direção, pela oportunidade de um espetáculo cultural maravilhoso ser apresentado em nossa escola!


                                                                                                          Colaboração Izabel Rocha
                                                                                                                           BelBel
                                                                                                                     Fotografia Rita

2 comentários:

  1. Faltou ao menos mencionar que a atriz Maria Pompeu brindou a plateia com algumas palavras sobre o momento histórico que a Educação Municipal do Rio de Janeiro está passando, palavras essas de apoio a uma causa que pretende estimular uma Educação Pública de melhor qualidade. E que a maioria dos murais que lindamente e de novo enfeitaram a nossa escola foram produzidos por alunos orientados por professores que ali não estavam por justamente estarem abraçados a essa causa. Adoraria ter participado - pois amo Vinicius de Moraes, amo minha escola e meus alunos - se o momento fosse outro. Profª Karla Antunes

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de deixar registrado que esse Espetáculo de Vinicius de Moraes com a atriz Maria Pompeu já estava agendado com muita antecedência e aberto a todos os profissionais da escola. Os trabalhos foram apreciados pela atriz e uma cópia das poesias confeccionadas por nossos alunos com a supervisão dos professores foi presenteada a atriz e GED, pois nos orgulhamos dos profissionais e alunos que possuímos. Sei que estamos passando por momentos conturbados, mas não poderíamos deixar que nossos alunos não apreciassem um trabalho de qualidade como foi o de Maria Pompeu. Este trabalho artístico e oferecido, gratuitamente, a nossa clientela, faz parte de uma Educação de Qualidade . Nossos alunos foram convidados a assistir e compareceram , comportando-se maravilhosamente bem. Obrigada a todos que prestigiaram o espetáculo. Bjs, Margareth Rocha

    ResponderExcluir

Seu comentário é um incentivo importante! Obrigada!