domingo, 13 de outubro de 2013

RODRIGO OTÁVIO VAI À ÓPERA

          O projeto " A ESCOLA VAI À ÓPERA", em sua quarta edição, apresenta o musical " GODÓ, O BOBO ALEGRE",com texto de Pedro Bloch (1914-2004) e música de Francisco Mignone (1897-1986).


             Composto há 30 anos, o musical tem sua estreia mundial resgatando um gênero musical pouco explorado pelos compositores brasileiros de música de concerto. As partituras originais, que se encontravam em manuscrito, depositadas na Biblioteca Nacional, foram editoradas e trazidas à público, facilitando o acesso a esta belíssima obra na qual se faz presente a Seresta e as letras de Canções Folclóricas brasileiras, que ganharam uma nova roupagem, carregada de traços característicos de Mignone.

              No dia 09 de outubro, alunos da OVMR e alguns alunos das turmas do 6º ao 9º anos, acompanhados da diretora adjunta Mirta e da professora Izabel, foram assistir ao belíssimo espetáculo na Escola de Música da UFRJ, na Rua do Passeio.


Mirta e os alunos aguardando no saguão da Escola de Música.

Izabel e Mirta
          "Godó, o bobo alegre", é uma fábula. Com um tom lírico, cantigas de roda e a visita de um circo mambembe, a narrativa se apresenta com ares de uma cidade pequena. Há, porém,  um tema bastante atual, que se reconhece nos grandes centros urbanos, pois o protagonista sofre deboche e zombaria de toda a cidade ("bullying").
           Vamos ver uma mistura própria da infância: uma realidade muitas vezes cruel, com o universo lúdico e de fantasia. Acreditam que Godó é um anão ou é mais um deboche?
            No espetáculo, Godó é um menino sonhador! Sua ingenuidade é pureza, simplicidade. Ele é alegre, apesar de tudo.
            "Godó, o bobo alegre" é uma fábula sobre a infância, que pode ser, ao mesmo tempo, dura e mágica. Sobre crescer e a descoberta do amor.

Salão Leopoldo Miguez da Escola de Música da UFRJ. No fundo do palco, atrás do pano, podemos observar um maravilhoso "órgão"( tubos na vertical)
E a ópera vai começar!
Música ao vivo, uma orquestra com violinos, violoncelo, contrabaixo, flauta, oboé, clarineta, trompa, trompete, fagote, percussão e piano

Péricles Amim ( Narrador) e Felipe Tenório ( Godó)
Coral Infantil da UFRJ

Coral Infantil da UFRJ e a orquestra

"Respeitável público", o Circo Mambembe chega à cidade

Daruã Goes, a bailarina Marianete





 Rapha Kin como o domador de leões.


Descoberta do AMOR.





Comportamento exemplar durante a ópera!

           Nossos alunos puderam apreciar a grandiosidade da Escola de Música, com seu mobiliário antigo, suas pinturas nas paredes, toda a nobreza e elegância do lugar.








Nossas alunas com o narrador da ópera Péricles Amim.
Charme, elegância e criatividade na hora do "lanchinho". Parabéns!
    
Foi uma tarde maravilhosa!
                                                                                                       Colaboração Izabel Rocha
                                                                                                                        BelBel

Um comentário:

  1. Cada vez mais me orgulho dos meus alunos, de promover passeios e eventos. Pena que esse eu não pude ir. Porém fui muito bem representada. Izabel e Mirta estavam muito felizes. E o mais legal, nossos alunos fizeram seus lanches e nenhum grãozinho de sujeira deixaram para trás. Isso prova que todo o trabalho pedagógico e conscientização ecológica já estão fazendo parte do dia a dia de nossos alunos. Parabéns a todos. E, se Deus quiser, teremos muito mais eventos para participar. Afinal, Rodrigo Otávio está virando destaque ! Bjs, Margareth Rocha

    ResponderExcluir

Seu comentário é um incentivo importante! Obrigada!