segunda-feira, 11 de novembro de 2013

A VOZ E A VEZ DOS PROFESSORES DA EM RODRIGO OTÁVIO

         A professora de Educação Física Maria Izabel Patrício, foi convidada para participar do II Seminário de Educação Integral das Escolas do Estado do Rio de Janeiro, realizado nos dias 06 e 07 de novembro, no Clube Social Meriti em São João de Meriti, para fazer um relato e trocar experiências a partir de ações bem sucedidas.


         Partindo do Projeto Político Pedagógico do ano de 2012 da EM Rodrigo Otávio,onde nossa diretora era a Sra. Cristiane Brandão e cujo tema norteador era Sustentabilidade e Reciclagem, a professora Izabel apresentou seu trabalho em que ela reutilizou o tecido de guarda-chuvas descartados no lixo como matéria prima para confecção das roupas usadas pelas alunas da turma 1402, professora Julie, na XXIX  Mostra de Dança.
         A  música "Xote Ecológico" de Luis Gonzaga, que já em 1989 estava preocupado com a degradação do meio ambiente, serviu de inspiração para a realização do trabalho.

XXIX Mostra de Dança - "Xote Ecológico", ano de 2012.
Meninas da turma 1402, professora Julie.
        A professora fez questão de ressaltar a importância de divulgar seu trabalho para  todos os representantes dos municípios presentes, como uma forma de amenizar a destruição do meio ambiente para as gerações futuras.

        No clube estavam expostos vários banners com experiências vivenciadas pelas escolas que desenvolvem a estratégia de política de Educação Integral, no âmbito do território do Estado do rio de Janeiro.



        O Professor João Alberto Lima, que é o consultor do Ministério dos esportes, falou da importância da atuação do monitor em parceria com o professor de Educação Física e a articulação das práticas esportivas com o currículo (Mais Educação).

Professor João Alberto, Professora Izabel e as representantes do Comitê Mais Educação a Sra. Fátima e a Sra. Christiane Soares.
          Representando a 11ª CRE estavam presentes a Sra. Rosane e a Sra. Neide da Assessoria.

Sras.Fátima, Sueli, Christiane (Comitê), Rosane, Izabel e Neide (11ªCRE).

Professor Mediador João Alberto Lima
         A Professora Drª Jaqueline Moll , Diretora do Currículo de Educação Integral da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, veio especialmente de Brasília para falar da importância das escolas atuais se tornarem escolas de tempo integral - " Da Construção à Consolidação da Política Pública de Educação Integral".
Professora Drª Jaqueline Moll
        A professora Izabel deu uma aula de reciclagem, reaproveitamento de materiais, descarte correto de lixo e ainda fez um maravilhoso desfile das suas criações feitas a partir do uso do tecido dos guarda-chuvas inutilizados, quebrados.

Professora Izabel e a estrela da apresentação o " guarda-chuva"!
Apresentação das roupas confeccionadas e a reutilização de blusas que foram doadas!
Mochilinhas infantis, porta lixinhos de carro!
Bolsas estilosas (dupla face)  para serem levadas ao mercado, à praia, ao shopping...
           A professora Izabel, sempre muito entusiasmada, também relatou a articulação que existe em nossa escola das atividades dos programas "Mais Educação" e "Escola Aberta" com as demais disciplinas do currículo.




          Atividades desenvolvidas em nossa escola, aos sábados:
"Aplicação e bijouterias"
"Bordados".

"Customização de chinelos".
         O lixo que vira um luxo nas mãos da professora Izabel!

"Bolsas estilosas" para passeio ou trabalho!

"Eco-bolsas" para levarmos ao mercado e não utilizarmos os sacos plásticos que impermeabilizam o solo, não deixando a água passar causando as enchentes!
"Mochilinha Infantil" e "Porta lixinho" de carro. Vamos dar o bom exemplo para nossas crianças, não jogar lixo pela janela do carro!
"Porta chinelos", para deixar seus calçados bem guardados.

"Mochilinha Infantil" para meninos.
"Porta lixinhos" de colocar no carro.
"Bolsa de praia" com porta chinelinho.
"Saco de roupa suja", para levar nas viagens.
Bolsa, chinelo customizado e porta chinelinho!
"Colombina", fantasia de carnaval!
Professora Izabel no carnaval de Olinda, ano de 2012, com sua fantasia feita de tecido reciclado. Um luxo só!
        
                                                                                                Colaboração Professora Izabel

2 comentários:

  1. É isso aí Belbel, conquistar espaços, divulgar idéias e trabalhos, ver sua obra reconhecida além dos muros de nossa escola. Parabéns, pela exibição de seu talento e continue agraciando nosso espaço com suas criações. Estamos muito orgulhosos com essa conquista. "Experiências muito bem sucedidas da NOSSA Belbel". Bjs, Margareth Rocha

    ResponderExcluir
  2. Não me espanta o sucesso do trabalho desenvolvido pela profª Izabel, pois acompanhei um pouco a sua dedicação e criatividade no projeto do ano passado. O Xote Ecológico com suas roupas recicladas foi o ponto alto. Sem falar nas lindas e práticas bolsas, com uma das quais já fui presenteada! Quem a aconhece sabe que ela sempre foi assim! Merecido reconhecimento. Está de parabéns!!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é um incentivo importante! Obrigada!