sexta-feira, 16 de março de 2012

Construindo sentidos para o Hino Nacional Brasileiro

       “Minhas palavras são a metade de um
diálogo obscuro continuando através de
séculos impossíveis.”
Cecília Meireles,
em: Diálogos

       As palavras de Cecília fazem-me refletir sobre a linguagem como parte da natureza humana, como meio que permite ao homem pensar e agir no mundo.  Através da linguagem, o homem entra em contato com o outro – semelhante ou diferente – constrói laços e realiza trocas.

       Com o propósito de estreitar os laços do nosso aluno com o Hino Nacional Brasileiro, a Escola Municipal Rodrigo Otávio propôs a realizações de práticas que auxiliassem o aprendiz a dialogar e a construir sentidos para o nosso Hino. 

       Na turma 1602, o trabalho focou:

- o porquê criar um hino (qual seria a função de um hino?);
- o nível lexical do Hino Nacional;
- o Hino e a história contada neste;
- a associação com outros símbolos nacionais.

       O resultado final foi a construção de um painel, no qual os alunos deixaram suas interpretações sobre certas palavras presentes no Hino Nacional. O painel apresenta, ainda, formas geométricas desconstruídas da Bandeira Nacional.



 

 

Profª Danuse Pereira Vieira

Um comentário:

  1. Maravilhoso trabalho, Danuse! Amei a ideia de desconstruir a bandeira nacional!Sem dúvida depois desse belo trabalho o hino deixará de ser um amontoado de palavras sem significado para os nossos meninos. Parabéns!

    ResponderExcluir

Seu comentário é um incentivo importante! Obrigada!