“Minhas palavras são a metade de um
diálogo obscuro continuando através de
séculos impossíveis.”
Cecília Meireles,
em: Diálogos
As palavras de Cecília fazem-me refletir sobre a linguagem como parte da natureza humana, como meio que permite ao homem pensar e agir no mundo. Através da linguagem, o homem entra em contato com o outro – semelhante ou diferente – constrói laços e realiza trocas.
Com o propósito de estreitar os laços do nosso aluno com o Hino Nacional Brasileiro, a Escola Municipal Rodrigo Otávio propôs a realizações de práticas que auxiliassem o aprendiz a dialogar e a construir sentidos para o nosso Hino.
Na turma 1602, o trabalho focou:
- o porquê criar um hino (qual seria a função de um hino?);
- o nível lexical do Hino Nacional;
- o Hino e a história contada neste;
- a associação com outros símbolos nacionais.
O resultado final foi a construção de um painel, no qual os alunos deixaram suas interpretações sobre certas palavras presentes no Hino Nacional. O painel apresenta, ainda, formas geométricas desconstruídas da Bandeira Nacional.
Profª Danuse Pereira Vieira
Maravilhoso trabalho, Danuse! Amei a ideia de desconstruir a bandeira nacional!Sem dúvida depois desse belo trabalho o hino deixará de ser um amontoado de palavras sem significado para os nossos meninos. Parabéns!
ResponderExcluir