segunda-feira, 12 de março de 2012

Turma de alfabetização do PEJA conhece a Sala de Leitura

      A turma 171 - Peja I Bl I é composta por educandos em sua grande maioria adultos que frequentaram o espaço escolar em média há mais de 15 anos. Outros pela primeira vez. É uma turma interessada, participativa, sedenta de compensar o tempo perdido. Neste ano em sua maioria homens. Diferente do ano passado.
Profª de SL Mônica Cyríaco recebendo os alunos
      As atividades regulares de visita a SL incluem: contação de história, o manuseio livre de livros infanto-juvenis (como resgaste da infância de adultos que durante essa fase da vida trabalharam muito), empréstimo de livros mesmo para os que pela primeira vez entram na escola.

      Ações pedagógicas na SL  têm como objetivos:
 - promover a inclusão dos alunos no mundo literário;
 - despertar o prazer pela leitura; 
 - conhecer autores nacionais;
 - valorizar a produção literária de autores nacionais;
 - otimizar o processo de alfabetização.
Os alunos, felizes, interagindo com as professoras Mônica e Graça
      Nesta primeira visita à Sala de Leitura, as atividades se resumiram em:
 I - Apresentar aos alunos a SL e a professora da mesma, fazendo com  se sintam sujeitos importantes no processo de leitura e escrita.
 II - Oportunizar um contato inicial e prazeroso com os livros.

      Solicitei à professora Mônica Cyríaco que ela mesma apresentasse o espaço, de maneira que o contato com outra professora provocasse mais o interesse dos alunos.

 - História contada: Animais Silvestres em forma de poesia.
 - Escuta dos alunos (de quais animais gostaram? Quais conheciam?). 
Contação de histórias e resgate da infância através do manuseio de livros infanto-juvenis
      Após essa atividade os alunos escolheram dentre outros livros já previamente selecionados aqueles que quiseram para ler, folhear, identificar letras, enfim ,ter contato com os livros.
      A participação dos alunos foi excelente, fazendo perguntas a Mônica e a mim. Gostaram da ação de duas professoras. Foi proposto que levassem livros para casa. A resposta foi positiva. Os alunos que já foram da turma no ano passado já estavam acostumados a essa prática, o que foi motivador para os novos.
      No dia seguinte, na sala de aula, retomei o livro com a proposta de destacar os animais escolhidos (foram escolhidos dois) para trabalhar letra, identificação das letras que formam o nome; vogais ou consoantes.
      Produção artística através de desenho e pintura está prevista para esta semana.

Profª Graça Bragante - regente da turma 171.

Um comentário:

  1. Muito boa a iniciativa, ainda mais com o resgate de parte da infância perdida, utilizando livros mais infantis como um recomeço da arte da leitura!

    ResponderExcluir

Seu comentário é um incentivo importante! Obrigada!