sábado, 27 de outubro de 2012

A árvore é importante por quê?



DIA DA ÁRVORE

No dia 21/09 foi comemorado o Dia Mundial da Árvore no Brasil. A data foi escolhida por ser próxima ao início da primavera - a estação em que as árvores estão mais bonitas, cheia de flores.
Essa é uma ótima data para mostrar para todos que árvore é sinônimo de vida. Uma árvore, por si só, pode nos trazer muitos benefícios. Desde a sombra aconchegante, até a folha de papel. Além de embelezar nossas ruas, dela recebemos a proteção dos solos, rios, nascentes; a preservação da vida silvestre; a manutenção da qualidade de vida, e muito mais. Além disso, as árvores também nos fornecem madeira para as construções e móveis, celulose para o papel, carvão para as caldeiras e as churrasqueiras, substâncias medicinais, óleos, resinas, gomas, essências, frutos, flores e muitos outros.
                Foi pensando nisso que tive uma ótima ideia: aproveitei o tema do 4º bimestre para o 6º ano (Ecologia e Biosfera) e pedi ajuda aos alunos para montar um mural, mostrando a importância das árvores em nossas vidas.  Os trabalhos foram feitos pelos alunos das turmas 1603 e 1605 do turno da manhã.
O resultado foi muito legal!! Os alunos fizeram lindos desenhos, mostrando porque as árvores são tão importantes para nós.
Espero que esse trabalho tenha feito os alunos (e quem mais viu o mural) respeitarem mais a natureza e ajudarem na preservação não só das árvores, mas de tudo que nos faz bem.
























Algumas curiosidades sobre árvores
1 - Pela Lei nº 6.607, de 7 de dezembro de 1978, o Pau-Brasil foi declarado Árvore Nacional do Brasil;
Mas cerca de 95% dos brasileiros nunca viram um Pau-Brasil.


2 - A árvore mais velha do Brasil, com mais de 3.000 anos, é um Jequitibá-rosa, situado no Parque Estadual do Vassununga, em Santa Rita do Passa Quatro, no estado de São Paulo.


3 - Encontra-se no Rio Grande do Norte o maior cajueiro do mundo, que se estende por uma área de aproximadamente 8.500 m².


4 - Em Porto Velho - RO existe um Ipê- amarelo que foi cortado para servir de poste de iluminação urbana, mas com os anos, o ipê criou raízes e floresceu. Atualmente, a companhia de energia já retirou os fios e iluminação da árvore e passou para um poste de concreto ao lado da árvore.

Profª Renata Araújo - regente de Ciências


Abaixo, uma animação do livro A árvore generosa, de Shel Silverstein, um clássico da Literatura Infantil Norte-americana. Lindo demais!


Karla Antunes
Apoio à Direção/Língua Portuguesa


5 comentários:

  1. Renatinha, muito legal o trabalho sobre a importância das árvores. Lindo! Parabéns minha turma 1605, vocês são demais!
    "A árvore generosa", já conhecia, nossa colega Regina já fez a dramatização com sua turminha o ano passado. Excelente lembrança.
    Parabéns menina, continue assim!!!! Beijocas, Bel

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Bel!!
    E obrigada, Karlinha, por me dar a chance de enriquecer nosso blog.
    Espero que esse trabalho tenha servido de inspiração para nossos alunos.

    Beijoooo..

    ResponderExcluir
  3. Que desenhos lindos!...adorei a parte das curiosidades também!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom trabalho Renata !!! Beijocas

    ResponderExcluir
  5. Legal como os alunos retrataram a importância das árvores para o planeta! Parabéns, Renata!

    ResponderExcluir

Seu comentário é um incentivo importante! Obrigada!