sexta-feira, 12 de outubro de 2012

IV Biblioteca do Professor



Votação de 01/10 até 15/10
Para votar, acesse o link:

Sinopses:

Literatura Brasileira
1. TÍTULO: O espírito da prosa
Autor: Tezza, Cristovão
Editora: Record
ISBN: 9788501096500
Páginas: 224
Formato: 21 x 14 cm
Neste ensaio, Tezza procura investigar a sua formação de escritor e o que eu fazia a cabeça de sua geração, nos anos 60 e 70. Ela examina o impacto de certos autores na sua visão literária, o imaginário utópico daquele tempo, o peso da influência acadêmica do Ideário estético dos anos pré-internet, e suas consequências na prosa brasileira.

2. TÍTULO: Itinerário de Pasárgada
Autor: Bandeira, Manuel
Editora: Global
ISBN: 9788526017122
Formato: 16,3 × 1,3 cm
Páginas: 182
Concebido por insistência dos amigos Fernando Sabino e Paulo Mendes Campos, este texto autobiográfico de Manuel Bandeira traz a lume o poeta em comoventes confissões de cunho pessoal e intelectual. Em Itinerário de Pasárgada, Manuel Bandeira rememora, dentre outros momentos, a infância no Recife, sua cidade natal, e a mocidade no Rio de Janeiro, lugar que acabaria adotando para residir até o fim da vida. Em passagens emocionantes, relembra os momentos em que se deparou com as pessoas mais simples impregnando-se "do realismo da gente do povo", comenta as leituras que mais agiram sobre sua formação de escritor e se delicia trazendo à memória as amizades que mais lhe deram alegrias. Igualmente dignos de destaque são trechos nos quais o poeta tece considerações sobre seus livros, desnudando para o leitor a relação que cultivou em relação às suas criaturas. O habitante de Pasárgada não demonstra receio ao viajar sobre seu passado e, ao fazê-lo, fornece um testemunho saboroso e imprescindível para a compreensão da trajetória de um dos maiores escritores brasileiros.

3. TÍTULO: A vida como ela é... Em 100 inéditos
Autor: Rodrigues, Nelson
Editora: Nova Fronteira
ISBN: 9788520932575
Páginas: 440
Formato: 23 x 15,5 cm
A vida como ela é... dispensa maiores apresentações. Já nos anos 1950, quando estrearam, essas histórias de ciúme, obsessão, dilemas morais, inveja, desejos desgovernados, adultério e morte atraíram os leitores, tornando-se um grande sucesso. De lá para cá, a popularidade dos contos de Nelson Rodrigues só fez aumentar com as inúmeras adaptações que sofreram, passando das páginas do jornal a programa de rádio, fotonovela, filme, peça de teatro e até série de televisão. Tamanho era o sucesso da coluna que, em 1961, o próprio autor fez uma seleção de cem contos para publicar em livro, incluindo ali narrativas que ficaram célebres, como “A dama do lotação” e “A coroa de orquídeas”, entre outras. Nesta nova reunião, comemorativa do seu centenário, o leitor terá oportunidade de conhecer cem outros contos, dos dez anos de publicação da coluna no periódico Última Hora, inclusive o primeiro da série: “O homem do cemitério”. A natureza dessas histórias é visceral, se amplificando num humano profundo, oscilando entre o desespero e a graça — todas com a sutileza e a inteligência de um grande escritor e, sobretudo, comunicador.

4. TÍTULO: As feridas de um leitor
Autor: Castello, José
Editora: Bertrand Brasil
ISBN: 9788528616002
PÁGINAS: 280
Formato: 16 x 23 cm
Após vencer o Prêmio Jabuti com Ribamar, José Castello apresenta Feridas de um Leitor, uma reunião clássica de textos críticos publicados na imprensa. Com esta publicação, os leitores comprovarão a excelente técnica analítica do autor e suas preferências literárias. No fim, uma certeza: a Literatura é muito mais complexa e divertida do que se pode imaginar. Segundo o próprio autor, ele não faz uma leitura teórica. Escreve sobre um livro não para aplicar teorias, mas como alguém que viajasse a um continente distante e, na volta, fizesse um relato de suas observações pessoais a respeito da viagem. Essa é a ideia central que permeia e liga todo o livro. Ele é também um registro de seu trabalho jornalístico nas páginas do Globo, Valor Econômico, Bravo, Rascunho, entre outros. Castello delicia-se em trabalhar com jornalismo literário – um tipo de jornalismo que, mais que os fatos, importam os pensamentos.

5. TÍTULO: Cante Lá que Eu Canto Cá - Filosofia de um Trovador Nordestino
Autor: Assaré, Patativa do
Editora: Vozes
ISBN: 9788532607409
PÁGINAS: 355
Formato: 21 cm×14 cm
Esse livro apresenta a realidade dos problemas humanos prementes do homem do Nordeste. O homem do sertão é decadente no seu modo próprio de ser e de experimentar as durezas, injustiças e alegrias do seu viver. Tanto na poesia como na linguagem, a "filosofia" nordestina está presente.

Literatura Estrangeira
1. TÍTULO: Orgulho e Preconceito
Autor: Austen, Jane
Editora: Martin Claret
ISBN: 9788572328753
Páginas: 479
Formato: 11,5x18 cm
A obra literária de Jane Austen deu ao romance inglês o primeiro impulso para a modernidade, ao tratar do cotidiano de pessoas comuns. De aguda percepção psicológica, seu estilo destila sempre uma ironia sutil, dissimulada pela leveza da narrativa. Orgulho e Preconceito (1797) é a obra mais conhecida da autora. Jane Austen mostrou como o amor entre os protagonistas era capaz de superar barreiras de orgulho e preconceito, a diferença social entre eles e o escasso poder de decisão concedido à mulher na sociedade da época. A crítica veio a considerá- la a primeira romancista moderna da literatura inglesa.

2. TÍTULO: Nova Antologia do Conto Russo
Autor: Bruno, Barreto Gomide
Editora: 34
ISBN: 9788573264838
Páginas: 648
Formato: 23 ×16 cm
Quarenta autores, quarenta contos, duzentos anos da melhor prosa russa reunida em um único volume. Organizada por Bruno Barretto Gomide, professor da Universidade de São Paulo, esta antologia — a primeira no país inteiramente traduzida do russo e composta quase só de obras inéditas em português — apresenta ao leitor um amplo panorama desta literatura, do final do século XVIII até os contemporâneos. Ao lado dos grandes nomes, como Púchkin, Gógol, Dostoiévski, Tchekhov, Tolstói, Pasternak, Bábel e Nabókov, o volume apresenta outros autores menos conhecidos, porém igualmente importantes — comoOdóievski, Grin, Chalámov, Kharms, Platónov, Sorókin —, alguns deles nunca antes publicados no Brasil. Quarenta autores, quarenta contos, duzentos anos da melhor prosa russa reunida em um único volume.

3. TÍTULO: Minha vida
Autor: Duncan, Isadora
Editora: José Olympio
ISBN: 9788503011372
Formato: 14×21 cm
Páginas: 308
Isadora Duncan (1877-1927) foi uma precursora da dança moderna, revolucionando e impressionando o mundo com seu estilo livre e apaixonado. Em sua autobiografia, ela fala sobre a infância vivida nos EUA e seus primeiros contatos com a dança, a paixão pela literatura, pela Antiguidade clássica, a ida à Europa e todos os momentos trágicos, os de miséria e de glória pelos quais passou ao longo da vida.

4. TÍTULO: O retorno
Autor: Cardoso, Dulce Maria
Editora: Tinta da China Brasil
ISBN: 9788565500012
Páginas: 272
Formato: 14,5 × 20 cm
Em 1975, um ano após a Revolução dos Cravos, Portugal perde as suas colônias. Em poucos meses, o país recebe mais de meio milhão de retornados, que de uma hora para a outra precisam abandonar suas casas. É nesse contexto que o leitor poderá conhecer a história do narrador: Rui, um adolescente nascido em Luanda.

5. TÍTULO: Os colegas de Anne Frank
Autor: Coster, Theo
Editora: Objetiva
ISBN: 9788539003686
PÁGINAS: 200
Formato: 14×21 cm
A história dos judeus sobreviventes que estudaram na mesma sala de aula de Anne Frank, contada por eles mesmos. Histórias diferentes de durante e do pós-guerra e a relação e lembranças que cada um tem de Anne Frank.


2 comentários:

  1. acabei de votar!adoro ganhar esses livrinhos!...

    ResponderExcluir
  2. Karla, muito legal você colocar as sinopses dos livros! Assim ficou muito mais fácil escolher e votar. Já fiz minhas escolhas, muito rápido. Bel

    ResponderExcluir

Seu comentário é um incentivo importante! Obrigada!