quinta-feira, 27 de junho de 2013

Geografia em foco

Professora Iara Lopes e as tarefas das turmas 1601, 1602 e 1604.


Paisagem na Janela - 1º bimestre

          Todos convivemos com diferentes paisagens: de nossa rua, de nossa escola etc. E também temos o hábito de chamarmos de paisagem o que vemos de bonito no espaço geográfico.
Assim, a primeira tarefa com nossos alunos foi aprendermos a diferenciar uma paisagem natural de uma paisagem humanizada.
          Depois disso, lemos e interpretamos a música "Paisagem na janela"; destacamos todos os seus elementos naturais separando-os dos elementos humanos.
Para finalizar, os alunos, em dupla, interpretam a música, desenhando, recortando e colandoimagens para compor a "paisagem da janela". Todo o trabalho foi feito em sala.

Turma 1604









Os alunos da turma 1604 orgulhosos de seus trabalhos no mural

PAISAGEM DA JANELA

Da janela lateral do quarto de dormir
Vejo uma igreja, um sinal de glória
Vejo um muro branco e um vôo pássaro
Vejo uma grade, um velho sinal

Mensageiro natural de coisas naturais
Quando eu falava dessas cores mórbidas
Quando eu falava desses homens sórdidos
Quando eu falava desse temporal
Você não escutou

Você não quis acreditar
Mas isso é tão normal
Você não quis acreditar
E eu apenas era

Cavaleiro marginal lavado em ribeirão
Cavaleiro negro que viveu mistérios
Cavaleiro e senhor de casa e árvores
Sem querer descanso nem dominical

Cavaleiro marginal banhado em ribeirão
Conheci as torres e os cemitérios
Conheci os homens e os seus velórios
Quando olhava da janela lateral
Do quarto de dormir

Você não quis acreditar
Mas isso tão normal
Você não quis acreditar
Mas isso tão normal
Um cavaleiro marginal
Banhado em ribeirão
Você não quis acreditar

Turma 1602










                                           Os dois Matheus - Neves e Bastos - felizes

                           A aluna Maria Eduarda procurando seu trabalho dentre os demais


Turma 1601












Não perca seu rumo - 2º bimestre

A necessidade de se orientar no espaço geográfico sempre existiu, mesmo com os modernos meios de    é fundamental aos alunos aprederem as principais noções de orientação e localização.
Com "ajuda" do Sol, os principais pontos assinalados na bússola foram apresentados e a partir disso, partimos para a construção de uma Rosa dos Ventos incompleta, porém suficiente para darmos sequência a outros conteúdos.






Texto: profª Iara Lopes
Karla Antunes - Língua Portuguesa

2 comentários:

  1. Muito lindo! Karla, obrigada mais uma vez pelo carinho. Beijos, Iara Lopes.

    ResponderExcluir
  2. Iara, parabéns para você e seus alunos. Até eu quero aprender Geografia desse jeito!
    Lindo, colorido, diferente e no capricho! Arrasaram! Espero que daqui para frente nenhum aluno perca seu rumo. Beijocas, Bel.

    ResponderExcluir

Seu comentário é um incentivo importante! Obrigada!